Foto: Divulgação
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), desembargador Roberto Maynard Frank, recebeu a Medalha do Mérito Educação Eleitoral Emiliana Emery, concedida pelo TRE do Espírito Santo, na noite da última quinta-feira (07). A solenidade de outorga ocorreu no plenário do TRE-ES, em Vitória.
Emiliana Emery foi a primeira mulher a obter o direito de votar no Espírito Santo, em 1929. O sufrágio feminino no Brasil só foi aprovado em 1932, por um decreto do então presidente Getúlio Vargas.
A homenagem tem como objetivo promover o reconhecimento de práticas de promoção da cidadania e solidificação da democracia brasileira, enquanto mecanismo capaz de agregar valor às atividades que promove, destacando nomes em âmbito regional que prestaram relevantes serviços à cidadania e ao desenvolvimento do Direito Eleitoral.
Na ocasião, o presidente do TRE-BA e do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon, celebraram convênio para a cessão do sistema Janus, solução de automação processual do Regional Baiano que utiliza técnicas de inteligência artificial e uso de robôs. Agora, já são 17 TREs integrando a comunidade Janus.
Durante a solenidade, o desembargador Roberto Frank ainda ministrou palestra sobre a tecnologia a serviço da Justiça Eleitoral. O presidente do Eleitoral baiano citou os ganhos aos trabalhos tanto dos magistrados quanto dos servidores com o uso do Janus. “A Justiça Eleitoral tem adotado a automação processual e a inteligência artificial para otimizar a tramitação de processos, proporcionando mais agilidade no contexto eleitoral”, explicou.
O presidente ainda citou outros projetos que congregam o uso de tecnologia com a prestação de serviço aos cidadãos, a exemplo das parcerias com o Banco do Brasil e Caixa, para divulgar o canal dos serviços on-line do TRE nos sites e aplicativos dessas instituições financeiras.
Fonte: Política Livre