Foto: Reuters/Jay Paul
O ex-presidente dos EUA e candidato à Casa Branca pelo partido Republicano, Donald Trump, elogiou a ação da polícia contra estudantes pró-Palestina na Universidade Columbia, em Nova York, chamando os manifestantes de “completamente malucos e simpatizantes do Hamas”, o grupo terrorista responsável pelos ataques a Israel em 7 de outubro de 2023. Durante um evento de campanha no estado do Wisconsin, Trump afirmou que Nova York “estava sob cerco” e destacou a atuação dos policiais, que desocuparam um prédio em Columbia e prenderam cerca de 300 manifestantes na noite de terça-feira (30), tanto nesta universidade quanto no City College of New York.
Columbia tem sido o epicentro dos protestos estudantis contra o apoio americano aos contra-ataques de Israel em Gaza. Essas manifestações se espalharam por dezenas de instituições de ensino nos EUA.
Trump também mencionou aos seus apoiadores no comício que “as cidades e vilas de vocês logo vão estar aceitando gente de Gaza e de outros lugares”, referindo-se ao plano do governo do democrata Joe Biden de permitir a entrada de alguns refugiados palestinos nos EUA. Uma reportagem da CBS News revelou detalhes do plano, que envolve uma série de investigações sobre os refugiados. Uma porta-voz da Casa Branca confirmou que o governo pretende trazer para os EUA palestinos que têm familiares americanos.
Na semana passada, Trump também afirmou que as manifestações pró-Palestina no país são motivadas por um “ódio imenso”.
Os comícios de Trump desta quarta-feira em Wisconsin e Michigan foram os primeiros eventos de campanha do ex-presidente desde que o julgamento no qual é acusado de fraude começou, em 15 de abril. A acusação alega que Trump maquiou as contas de sua empresa para encobrir pagamentos a uma ex-atriz pornô durante sua campanha presidencial de 2016.
Com informações de Terra Brasil Notícias