Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A produção agropecuária brasileira registrou números expressivos no terceiro trimestre de 2024, com crescimento no abate de bovinos, suínos e frangos. De acordo com o IBGE, o período trouxe também avanços significativos na aquisição de couro e produção de ovos, consolidando a recuperação do setor.
Abate de bovinos lidera crescimento
Foram abatidas 10,33 milhões de cabeças de bovinos sob inspeção sanitária, representando um aumento de 14,8% em relação ao mesmo período de 2023 e 3,7% frente ao trimestre anterior.
O abate de suínos também subiu, atingindo 14,92 milhões de animais, uma alta de 1,9% em relação ao ano passado e de 2,4% sobre o trimestre anterior. Quanto aos frangos, o número foi ainda mais impressionante: 1,62 bilhão de aves abatidas, crescimento de 2,7% na comparação anual e de 0,9% em relação ao segundo trimestre.
Outros números do setor
A aquisição de leite cru alcançou 6,28 bilhões de litros no terceiro trimestre de 2024, registrando uma leve queda de 0,6% em comparação com o mesmo período de 2023, mas com recuperação de 7,7% frente ao trimestre anterior.
Os curtumes adquiriram 15,1% mais peças de couro do que no terceiro trimestre do ano passado, marcando 2,6% de crescimento em relação ao trimestre imediatamente anterior.
A produção de ovos de galinha também mostrou força: foram 1,18 bilhão de dúzias, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023 e 2% frente ao segundo trimestre deste ano.
Esses dados confirmam o protagonismo da agropecuária na recuperação da economia brasileira, mesmo diante de desafios internos e externos.
Com informações de Brasil 61.
Conteúdo produzido com auxílio de IA.